3ª ETAPA - 2º MÊS Alfabetizar-Letrando – Apropriação do Sistema Alfabético – ler/escrever |
ÍCONES CADERNO ATIVIDADES | LEITURA E ORALIDADE · LER PARA GOSTAR DE LER · RODA DE LEITURA ORALIDADE · LENDO E COMPREENDENDO | ESCRITA · AQUISIÇÃO DA ESCRITA · ESCRITA ESPONTANEA |
UNIDADE LINGUÍSTICA | OBJETIVOS DIDÁTICOS | OBJETIVOS DIDÁTICOS |
TEXTO PALAVRA Texto – conto: O lobo e os Sete Cabritinhos Palavras: Cabritinhos, Cabra, Lobo Mau (Livro de Leitura; Caderno de Atividades; Cartaz 8; Fichas) | · Compreensão da função e da estrutura do gênero textual conto · Compreensão do conto a partir das ilustrações · Reflexão oral do conto: o que faz lembrar sentir e pensar... · Dramatização do conto · Leitura do título do conto · Leitura do nome dos personagens · Identificação e leitura das sílabas inicial | · Escrita espontânea de palavras · Escrita espontânea de texto (coletiva) · Análise estrutural de palavras: identificação da quantidade de letras, quais letras, tamanho da palavra (hipótese do realismo nominal) · Análise fonológica de palavras: quantas vezes abrem a boca para falar a palavra; identificação de sílabas, quantidade de sílabas e análise intra-silábica |
TEXTO PALAVRA Texto – conto: Os três Porquinhos Palavra: Prático, Cícero, Heitor, Casa de palha, casa de madeira, casa de tijolo (Livro de Leitura; Caderno de Atividades; Cartaz 9; Fichas) | · Compreensão da função e da estrutura do gênero textual conto · Compreensão do conto a partir das ilustrações · Reflexão do conto: o que faz lembrar, sentir e pensar... · Dramatização do conto · Leitura do título do conto · Leitura do nome dos personagens · Leitura do conto com identificação dos espaços entre palavras nas frases · Análise dos fonemas /f/ /s/ · Pesquisa de palavras no dicionário | · Reescrita espontânea do conto · Revisão do texto com identificação de margens e dos espaços entre palavras na escrita · Escrita de palavras que rimam · Análise estrutural de palavras: quantidade de letras, quais letras, correspondência e classificação de palavras quanto ao número de letras e de sílabas, tamanho da palavra (hipótese do realismo nominal) · Análise fonológica de palavras: quantas vezes abre a boca para falar a palavra; quantas sílabas |
TEXTO PALAVRA Texto – conto: Chapeuzinho Vermelho Palavra: Chapeuzinho Vermelho, vovozinha e caçador (Livro de Leitura; Caderno de Atividades; Cartaz 10; Fichas) | · Leitura do conto com compreensão · Leitura critica do conto · Leitura com entonação correta e observação da função dos sinais de pontuação · Compreensão da relação título x texto · Identificação de palavras no texto | · Reescrita espontânea do conto · Escrita de frase com identificação dos espaços entre palavras na segmentação da escrita · Escrita de texto · Análise estrutural de frase: identificação da quantidade de palavras na frase · Análise estrutural de palavras: quantidade de letras, quais letras, correspondência e classificação de palavras quanto ao número de letras e de sílabas · Análise fonológica de palavra: quantas vezes abrem a boca para falar a palavra; quantas sílabas, identificação e sílabas |
TEXTO PALAVRA Texto – conto: Ovelhinha Vermelha Palavra: Ovelhinha Vermelha, Vovó Ovelha, Fazendeiro (Livro de Leitura; Caderno de Atividades; Cartaz 11; Fichas) | · Leitura do conto com compreensão · Leitura do título do conto · Leitura do nome dos personagens · Leitura de palavras do conto · Análise do fonema /v/ · Reflexão do conto: o que faz lembrar, sentir, pensar, ler, escrever, brincar e criar · Leitura do conto com compreensão e representação com desenho | · Leitura e escrita de títulos com correspondência entre a pauta sonora e a grafia das palavras · Escrita espontânea de palavras · Copia de palavras com compreensão · Escrita espontânea de texto · Análise fonológica de palavra: análise da sonoridade das palavras x grafemas · Análise fonológica e fonêmica de palavra: correspondência entre a pauta sonora e a grafia, análise de palavras como dos fonemas /f/ /v/ |
ALITERAÇÕES E RIMAS TRAVA-LÍNGUA A Taturana Tatá Tem Muito Tato (Cartaz 16) | Consciência Fonológica e Fonêmica: leitura travas-língua - aliterações e rimas - exploração de fonemas e sonoridade das palavras/sílabas. Reflexão Metalingüística - Análise Fônica, Fonológica e Estrutural: palavras e sílabas: identificar e relacionar o número de sílabas com o número de grafemas e fonemas. |
REFLEXÃO METALINGUÍSTICA
JOGO CARTELA DIDÁTICA
| · Análise Estrutural de palavras: identificação das letras, ordenação das letras nos nomes, primeira letra, última letra, quantidade de letras, letras repetidas. · Análise Fonológica de palavras: exploração da sonoridade das palavras, quantidade de sílabas, fonemas. Cartelas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e Fichas de nomes: Cabritinhos, Cabra, Lobo Mau, Prático, Cícero, Heitor, Casa de palha, casa de madeira, casa de tijolo Vermelho, vovozinha, caçador, Ovelhinha Vermelha, Vovó Ovelha, Fazendeiro. |
RELAÇÃO COM A MATRIZ REFERENCIA SPAECE ALFA I – APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA: 1. Distinção entre letras: identificar letras; reconhecer as letras do alfabeto; 2. Domínio das convenções gráficas: identificar as direções da escrita; 3. Desenvolvimento da consciência fonológica: identificar rimas; identificar sílabas; contar sílabas. II – LEITURA: 4. Decodificação e compreensão de palavras: decodificar palavras; compreender palavras; 5. Decodificação e compreensão de textos: compreender frases; localizar informação em textos; reconhecer o assunto de um texto; inferir informações em texto. III – ESCRITA: 7. Escrita de palavras; 8. Escrita de frase; 9. Escrita de pequenos textos. |
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