3ª ETAPA - 1º MÊS Alfabetizar-Letrando – Apropriação do Sistema Alfabético – ler/escrever |
ÍCONES CADERNO ATIVIDADES | LEITURA E ORALIDADE · LER PARA GOSTAR DE LER · RODA DE LEITURA ORALIDADE · LENDO E COMPREENDENDO | ESCRITA · AQUISIÇÃO DA ESCRITA · ESCRITA ESPONTANEA |
UNIDADE LINGUÍSTICA | OBJETIVOS DIDÁTICOS | OBJETIVOS DIDÁTICOS |
TEXTO PALAVRA
Texto – Lenda: Lobisomem Palavra: Lobisomem (Livro de Leitura; Caderno de Atividades; Cartaz 12; Fichas) | · Compreensão da função e da estrutura do gênero textual lenda · Leitura do texto: com compreensão; compartilhada; coletiva; com identificação do título · Leitura de parágrafo do texto · Identificação de palavras no parágrafo · Discussão oral sobre a lenda · Dramatização da lenda · Análise estrutural da palavra lobisomem: identificação da quantidade de letras, quais letras, 1a e última letra · Análise fonológica da palavra lobisomem: quantidade de sílabas | · Escrita do título da lenda · Compreensão e função do título · Compreensão de frase com domínio da estrutura: quantidade de palavras, espaços entre as palavras na segmentação da escrita, pontuação, letra maiúscula no inicio da frase · Escrita espontânea de palavra com revisão · Análise fonológica de palavras: identificação de sílabas e formação de palavras a partir de sílabas |
[ TEXTO PALAVRA Texto – Lenda: Saci Pererê Palavra: Saci (Caderno de Atividades; Ficha) | · Compreensão da função e da estrutura do gênero textual lenda · Leitura do texto: com compreensão; coletiva; compartilhada · Produção textual oral · Dramatização da lenda · Leitura e compreensão de Adivinhações · Discussão oral sobre a lenda | · Escrita espontânea de palavras e texto · Escrita de palavras com modelo · Identificação de palavras no texto · Análise estrutural de palavras: quantidade de letras e quais letras da palavra · Análise fonológica de palavras: quantas vezes abre a boca para falar a palavra; quantas sílabas, sonoridade/rimas |
TEXTO PALAVRA Textos-Lenda: Curupira Palavra: curupira (Caderno de Atividades; Ficha) | · Leitura do texto: com compreensão; coletiva · Leitura de palavras significativa da lenda · Leitura e compreensão de frases · Discussão oral sobre a lenda | · Escrita de palavras em texto lacunado · Reescrita espontânea da lenda · Escrita espontânea de bilhete com compreensão da função e da estrutura do gênero textual · Análise estrutural de palavra: composição e ordem das letras. |
TEXTO PALAVRA Texto – Lenda: Mula- Sem-Cabeça; Iara;Cuca Palavras: Mula – Sem – Cabeça, Iara e Cuca (Caderno de Atividades, Ficha) | · Leitura do texto com compreensão · Discussão oral sobre a lenda · Produção de texto – oral e coletiva · Leitura e compreensão de frases | · Escrita espontânea de texto · Leitura e escrita da frase com identificação dos espaços entre palavras · Análise estrutural de palavra: quantidade de letra, quais letras, identificação da 1ª e última letra da palavra |
ALITERAÇÕES E RIMAS TRAVA-LÍNGUA A Gaivota Voando em Voltas (Cartaz 15) | Consciência Fonológica e Fonêmica: leitura travas-língua - aliterações e rimas - exploração de fonemas e sonoridade das palavras/sílabas. Reflexão Metalingüística - Análise Fônica, Fonológica e Estrutural: palavras e sílabas: identificar e relacionar o número de sílabas com o número de grafemas e fonemas. |
REFLEXÃO METALINGUÍSTICA
JOGO CARTELA DIDÁTICA | · Análise Estrutural de palavras: identificação das letras, ordenação das letras nos nomes, primeira letra, última letra, quantidade de letras, letras repetidas. · Análise Fonológica de palavras: exploração da sonoridade das palavras, quantidade de sílabas, fonemas. Cartelas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e Fichas de nomes: Lobisomem, Saci, Curupira, Mula – sem – cabeça, Iara, Cuca. |
RELAÇÃO COM A MATRIZ REFERENCIA SPAECE ALFA I – APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA: 1. Distinção entre letras: identificar letras; reconhecer as letras do alfabeto; 2. Domínio das convenções gráficas: identificar as direções da escrita; 3. Desenvolvimento da consciência fonológica: identificar rimas; identificar sílabas; contar sílabas. II – LEITURA: 4. Decodificação e compreensão de palavras: decodificar palavras; compreender palavras; 5. Decodificação e compreensão de textos: compreender frases; localizar informação em textos; reconhecer o assunto de um texto; inferir informações em texto. III – ESCRITA: 7. Escrita de palavras; 8. Escrita de frase; 9. Escrita de pequenos textos. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário