SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE RERIUTABA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE RERIUTABA

PLANO ANUAL DO 1º ANO - 2013


OBJETIVOS DE LINGUAGEM

CONTEÚDOS

PROCEDIMENTOS

AVALIAÇÃO
v  Falar e expressar desejos, sentimentos, novidades, ideias, fatos da vida cotidiana.
v  Recontar e interpretar histórias, aproximando-se das características da história original.
v  Reproduzir jogos verbais como: trava-línguas, adivinhações, quadrinhas, poemas e canções.
v  Reconhecer o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo, como também o dos colegas.
v  Ler gravuras e textos de forma não convencional e posteriormente de forma convencional.
v  Manusear e observar livros, revistas, jornais, etc.
v  Ouvir e comentar uma diversidade de textos.
v  Escrever o próprio nome e diversas palavras.
v  Diferenciar letra bastão de letra cursiva (maiúscula e minúscula).
v  Produzir pequenos textos individuais e/ou coletivos (oral e escrito).
v  Reescrever histórias contadas pelo professor.


Ø  Linguagem oral.

Ø  Práticas de leitura.

Ø  Práticas de escrita.

*      Hora da novidade;
*      Músicas;
*      Histórias recontadas e interpretadas pelas crianças;
*      Jogos verbais: quadrinhas, poemas e canções.
*      Discussão de filmes;
*      Brincadeiras como: ”show de calouros", complementação de músicas;
*      Listar de nomes dos alunos em ordem alfabética;
*      Confecção de crachás com nome do aluno e leitura do  próprio nome;
*      Escrita do próprio nome e de outras palavras.
*      Uso do  alfabeto móvel e fixo (letra bastão e cursiva);
*      Jogos de leitura e escrita;
*      Brincadeiras como: forca, caça-palavras, etc;
*       Palavras-chave;
*      Ditado;
*      Atividades mimeografadas envolvendo junções das sílabas já estudadas;
*      Atividades no caderno;
*      Recorte e colagem de palavras;
*      Produção de pequenos textos;
*      Mural com rótulos e  propagandas;
*      Uso do caderno de leitura;
Caixinha de leitura;
*      Jogos e histórias envolvendo o segredo da leitura.

ü  A avaliação será feita através de:
relatórios do professor.
ü  Observação do desenvolvimento do aluno quanto à: participação, atenção e interesse na socialização das atividades em sala de aula, individual, em grupo e extraclasse.

OBJETIVOS DE MATEMÁTICA
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS
AVALIAÇÃO
v  Contar quantidades oralmente em brincadeiras, jogos e cotidiano.
v  Calcular com materiais concretos situações problema vivenciadas em sala de aula.
v  Manusear sucatas para contagem simples e operações de adição e subtração.
v  Perceber a proximidade entre número e quantidade.
v  Manusear jogos de dominó e numeral (representação).
v  Escrever o nome dos numerais.
v  Registrar quantidades através de linguagem oral, notação numérica e registros não convencionais.
v  Conhecer noções de  medidas de comprimento, peso, volume através da utilização de unidades convencionais e não convencionais.
v  Marcar o tempo por meio do  calendário.
v  Conhecer os objetos utilizados para medidas (litro, fita  métrica, balança, relógio, etc.)
v  Manusear o dinheiro em brincadeiras e no dia a dia.
v  Reconhecer as formas geométricas em figuras e objetos.


Ø  Números e sistema de numeração.

Ø  Grandezas e medidas.

Ø  Espaço e forma.

*      Jogos de esconde-esconde e pega-pega;
*      Brincadeiras e músicas que incluem diferentes  tipos de contagem;
*      Contagem de objetos concretos;
Atividades mimeografadas;
*      Atividades no caderno;
Formação de conjuntos com materiais concretos como: tampinhas, botões, palitos.
Escrita e ordenação de numerais;
*      Observação de numerais no cotidiano: placas, televisão, telefone, revistas, etc.
Dominó;
*      Situações problema (adição e subtração), resolvidas com manuseio de material concreto e sucata; 
*      Uso do Q.V.L.;
*      Desenho do tempo utilizando as noções de ontem, hoje e amanhã;
*       Brincadeiras envolvendo as percepções de maior/menor, muito/pouco, curto/longo, direito-esquerda, frente/trás, grosso/fino, etc.
*      Uso do cartaz do tempo e temperatura.
*      Confecção de maquetes e brinquedos com uso de sucatas;
*      Desenhos de percursos (casa para escola, escola para a igreja, etc.);
*       Desenho livre;
Jogos e brincadeiras utilizando sólidos geométricos e blocos lógicos.
*      Criação de figuras a partir das formas geométricas.



ü  Será feita através de: relatório do professor, observação do desenvolvimento quanto à participação, atenção e interesse do aluno na realização das atividades em sala de aula, individual, em grupo e extraclasse.


OBJETIVOS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E CIÊNCIAS.

CONTEÚDOS

PROCEDIMENTOS

AVALIAÇÃO
v  Perceber que é integrante de um grupo social,  que têm direitos e deveres.
v  Conhecer o corpo, suas partes, funções e a higiene com o mesmo.
v  Identificar os limites do seu corpo.
Distinguir a família (membros e funções ).
v  Valorizar a família como peça fundamental para a formação social.
v  Conhecer o ambiente escolar e descrever as dependências, bem com as respectivas funções das pessoas que ali trabalham.
v  Participar de atividades em grupo, eventos da escola (passeio, festas, etc. )
v  Perceber que faz parte de um grupo, que é importante e capaz de realizar alguma coisa de acordo com seu interesse e capacidade.
v  Confeccionar dobraduras de animais e plantas.
v  Cuidar e preservar animais e plantas.
 Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.
v   Plantar árvores com objetivo de preservação.
v  Manipular massinhas, brinquedos e sucatas. 
v  Participar de diferentes atividades envolvendo a observação e pesquisa sobre a ação de luz, calor, som, força e movimento.
v   Identificar a água como peça fundamental para a sobrevivência dos seres vivos.
v  Explorar os sons à sua volta como forma de interação e conhecimento do mundo.
v  Valorizar e apreciar as próprias produções e dos colegas.
v   Expressar através de desenhos os sentimentos e as emoções

Ø  Corpo (partes do corpo, funções, cuidados, história do próprio nome ).
Ø  A Família (importância, membros, função).
Ø  A Escola (função, importância, componentes ambiente escolar ).
Ø  Movimento ( expressividade, equilíbrio, coordenação ).
Ø  Música ( o fazer musical, apreciação musical, dramatização musical )
Ø  Artes visuais ( o fazer artístico, apreciação por artes visuais, interpretação oral de desenhos e pinturas, exposição de produções artísticas ).
Ø  Organização Social.
A Natureza ( lugares e paisagens ).
Ø  Fenômenos da Natureza.
A Água ( função, importância ).
Ø  Os Seres Vivos ( pessoas, plantas e animais ).



*      Recorte e colagem.
*      Conversa informal sobre higiene e prática dos hábitos.
*      Confecção de cartazes e murais (Amigos da Higiene).
*      Observação do próprio corpo e do colega, nomeando suas partes e funções.
*      Desenho da figura humana.
Modelagem do corpo do colega.
*      Montagem de quebra-cabeça.
*      Modelagem com massinha.
*      Músicas de esquema corporal.
*      Atividades mimeografadas.
*      Conversa informal sobre
meio ambiente.
*      Observação e contato com animais e plantas.
*      Bingo de animais.
*      Experiência com grão de feijão.
*      Plantio de pequenos vegetais.
*      Dramatização de histórias e músicas de pequenos animais e plantas.
*      Exposição de trabalhos.
*      Observação direta de fenômenos naturais como: chuva, vento, sol, arco-íris e indireta através de gravuras, vídeos, jornais, revistas.
*      Desenho de fenômenos naturais.
*      Discussão sobre (a família, seus membros, as profissões, atitudes).
*      Entrevista com a Família.
*      Desenho livre.
*      Montagem de mural com figuras de Família.
*       Confecção de cartazes relacionados à Família.
*      Dramatização sobre as profissões.
*      Teatrinho com personagens: pai/mãe/irmãos.
*      Excursão pelas dependências da Escola.
*      Construção de mapa e maquete da Escola
*      Escrita dos nomes das dependências da escola.
*      Músicas que envolvam as partes do corpo seguidos de movimentos como: flutuar como nuvem, voar como passarinho, etc.
*      Competições (jogos e regras )
Brincadeiras: ovo choco, pular corda, cantigas de roda, amarelinha, etc.
*      Atividades dirigidas: passar bastões, linhas desenhadas, jogar bola, petecas, etc.
*      Confecção e manuseio de instrumentos musicais.
*      Imitação de sons variados.
*      Jogos e brincadeiras musicais.
*      Desenhos e pinturas com auxílio de lápis de cor, canetinha, giz de cera, tinta guache, etc.
*      Recortes e colagens utilizando: grãos, lã, algodão, tecido, palitos, etc.
*      Reprodução de histórias contadas pelo professor.


ü  A avaliação será feita pelo professor através de relatório e observação do desenvolvimento do aluno quanto à participação, atenção, interesse nas atividades em sala de aula, em grupo ou extraclasse.
Preenchimento de fichas.


Um comentário: