TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO

05 agosto, 2012

3ª ETAPA - 1º MÊS Alfabetizar-Letrando – Apropriação do Sistema Alfabético – ler/escrever

ÍCONES

CADERNO ATIVIDADES

LEITURA E ORALIDADE

· LER PARA GOSTAR DE LER

· RODA DE LEITURA ORALIDADE

· LENDO E COMPREENDENDO

ESCRITA

· AQUISIÇÃO DA ESCRITA

· ESCRITA ESPONTANEA

UNIDADE LINGUÍSTICA

OBJETIVOS DIDÁTICOS

OBJETIVOS DIDÁTICOS

TEXTO

PALAVRA

Texto – Lenda: Lobisomem

Palavra: Lobisomem

(Livro de Leitura; Caderno de Atividades; Cartaz 12; Fichas)

· Compreensão da função e da estrutura do gênero textual lenda

· Leitura do texto: com compreensão; compartilhada; coletiva; com identificação do título

· Leitura de parágrafo do texto

· Identificação de palavras no parágrafo

· Discussão oral sobre a lenda

· Dramatização da lenda

· Análise estrutural da palavra lobisomem: identificação da quantidade de letras, quais letras, 1a e última letra

· Análise fonológica da palavra lobisomem: quantidade de sílabas

· Escrita do título da lenda

· Compreensão e função do título

· Compreensão de frase com domínio da estrutura: quantidade de palavras, espaços entre as palavras na segmentação da escrita, pontuação, letra maiúscula no inicio da frase

· Escrita espontânea de palavra com revisão

· Análise fonológica de palavras: identificação de sílabas e formação de palavras a partir de sílabas

[

TEXTO

PALAVRA

Texto – Lenda: Saci Pererê

Palavra: Saci

(Caderno de Atividades; Ficha)

· Compreensão da função e da estrutura do gênero textual lenda

· Leitura do texto: com compreensão; coletiva; compartilhada

· Produção textual oral

· Dramatização da lenda

· Leitura e compreensão de Adivinhações

· Discussão oral sobre a lenda

· Escrita espontânea de palavras e texto

· Escrita de palavras com modelo

· Identificação de palavras no texto

· Análise estrutural de palavras: quantidade de letras e quais letras da palavra

· Análise fonológica de palavras: quantas vezes abre a boca para falar a palavra; quantas sílabas, sonoridade/rimas

TEXTO

PALAVRA

Textos-Lenda: Curupira

Palavra: curupira

(Caderno de Atividades; Ficha)

· Leitura do texto: com compreensão; coletiva

· Leitura de palavras significativa da lenda

· Leitura e compreensão de frases

· Discussão oral sobre a lenda

· Escrita de palavras em texto lacunado

· Reescrita espontânea da lenda

· Escrita espontânea de bilhete com compreensão da função e da estrutura do gênero textual

· Análise estrutural de palavra: composição e ordem das letras.

TEXTO

PALAVRA

Texto – Lenda: Mula-

Sem-Cabeça; Iara;Cuca

Palavras: Mula – Sem – Cabeça, Iara e Cuca

(Caderno de Atividades, Ficha)

· Leitura do texto com compreensão

· Discussão oral sobre a lenda

· Produção de texto – oral e coletiva

· Leitura e compreensão de frases

· Escrita espontânea de texto

· Leitura e escrita da frase com identificação dos espaços entre palavras

· Análise estrutural de palavra: quantidade de letra, quais letras, identificação da 1ª e última letra da palavra

ALITERAÇÕES E RIMAS

TRAVA-LÍNGUA

A Gaivota Voando em Voltas (Cartaz 15)

Consciência Fonológica e Fonêmica: leitura travas-língua - aliterações e rimas - exploração de fonemas e sonoridade das palavras/sílabas.

Reflexão Metalingüística - Análise Fônica, Fonológica e Estrutural: palavras e sílabas: identificar e relacionar o número de sílabas com o número de grafemas e fonemas.

 

REFLEXÃO METALINGUÍSTICA

JOGO

CARTELA DIDÁTICA

· Análise Estrutural de palavras: identificação das letras, ordenação das letras nos nomes, primeira letra, última letra, quantidade de letras, letras repetidas.

· Análise Fonológica de palavras: exploração da sonoridade das palavras, quantidade de sílabas, fonemas.

Cartelas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e Fichas de nomes: Lobisomem, Saci, Curupira, Mula – sem – cabeça, Iara, Cuca.

RELAÇÃO COM A MATRIZ REFERENCIA SPAECE ALFA

I – APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA: 1. Distinção entre letras: identificar letras; reconhecer as letras do alfabeto; 2. Domínio das convenções gráficas: identificar as direções da escrita; 3. Desenvolvimento da consciência fonológica: identificar rimas; identificar sílabas; contar sílabas.

II – LEITURA: 4. Decodificação e compreensão de palavras: decodificar palavras; compreender palavras; 5. Decodificação e compreensão de textos: compreender frases; localizar informação em textos; reconhecer o assunto de um texto; inferir informações em texto.

III – ESCRITA: 7. Escrita de palavras; 8. Escrita de frase; 9. Escrita de pequenos textos.

Nenhum comentário: